Publicado por: Política Externa | 09/03/2012

Troca no comando da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados

09/03/12

Deputada Perpétua Almeida. (Foto: divulgação)

Sempre que a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados sofre alteração em sua composição ou em seu comando, é interessante observarmos o que pensam seus integrantes a respeito da política externa brasileira e das relações internacionais de maneira geral.

Na última quarta-feira (7), a deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) foi eleita e empossada presidenta da referida comissão, e a deputada Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) foi escolhida como vice.

A nova presidenta da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional  expôs algumas de suas ideias sobre o tema por meio de seu site oficial. De acordo com o site, a deputada Perpétua propõe ação forte na defesa das fronteiras e da soberania nacional e garante que as relações comerciais e de cooperação científica na região amazônica pautarão, também, os trabalhos da comissão.

O programa de pesquisa do Brasil no continente antártico também deverá ser um dos temas prioritários da comissão. De acordo com o site da nova presidenta, é prioridade lutar por melhor estruturação do espaço brasileiro na Antártida.

Questão dos Haitianos

Sobre a polêmica em torno da migração de haitianos para o Brasil, a deputada avalia que “ao mesmo tempo em que temos que ser parceiros, solidários e humanitários, a gente precisa discutir se o Brasil tem condições de assumir essa responsabilidade sozinha”. A ideia seria convocar um debate internacional sobre o responsabilidade brasileira na migração dos haitianos, além de envolver outros países da região na busca de solução para a situação do Haiti.

Opinião: o Brasil, que por tanto tempo viu seus cidadãos enfrentando dificuldades na condição de imigrantes em países do hemisfério norte, talvez tenha a oportunidade de dar exemplo no tratamento a imigrantes.  Esperamos que os trabalhos da comissão tragam avanços também nesse tema. Enquanto isso, continuaremos acompanhando os debates.

Fonte: blog da Política Externa Brasileira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: